segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Referência: O Assobio

Recentemente, para estudo de elementos e partes da narrativa, eu contei uma história sobre um assobio assombrado em algumas classes, citando um site como origem desta história.
Alguns alunos decidiram investigar o tal site em busca da história original, e eu também voltei ao site para relembrar tal "causo".
Depois de alguma pesquisa, aqui está a versão original da história.

Para a minha surpresa, e provavelmente dos alunos também, constatei que o relato era bem diferente da história que eu lembrava!
Muitos outros elementos, inclusive novos personagens, entraram na história que eu contei, e eu achei que estava contando a história tal qual tinha lido no site há 6 anos atrás.

Depois de algum tempo pensando sobre o assunto, descobri como a história que eu contei se formou: Eu havia utilizado o elemento central do relato no site como evento em um jogo de RPG que eu mestrei para um grupo de amigos, e acabei misturando as atitudes dos personagens dos jogadores com fatos da versão original da história.

De qualquer maneira, agora todos podem ler a história original (e outros contos assustadores do site "Estronho e Esquésito") e analisar como um conto pode ser alterado até se tornar uma nova história.

E aproveitando todos os causos que alguns alunos contaram depois da história, parece ser uma boa ideia criar um baralho narrativo com o tema "Assombrações".
Alguém tem sugestão de quais elementos podem ser utilizados neste baralho? Mandem suas dicas por e-mail e nos comentários do blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário